segunda-feira, 13 de junho de 2011

VENDAS ANTIGAS DE ROLÂNDIA - PR. 2

ESTA É A ÚLTIMA QUE SOBROU NO CENTRO

Esta construção de madeira (Rua Estilac Leal), com portas largas de duas faces, foi usada no  passado como uma das antigas vendas, ou Armazem de secos e molhados.  Até os anos 70 encontrava-se muito destas vendas em todo o norte do paraná. Em frente as mesmas muitos lavradores e  agricultores amarravam os seus cavalso e carroças. Era uma cena bonita  de faroeste. Texto e foto de JOSÉ CARLOS FARIN. (clique na foto p/ampliar)

domingo, 12 de junho de 2011

VÍDEO - jogo do NACIONAL NAC e FOZ EM ROLÂNDIA TERMINA EM BRIGA

jogo NACIONAL 2 X FOZ  1

FOTO INÉDITA DA ESTAÇÃO DE TREM DE ROLÂNDIA

~
VISTA DE CIMA DE UM VAGÃO
FOTO DE JOSÉ CARLOS FARINA
(CLIQUE EM CIMA PARA AMPLIAR)

CASAS POPULARES ( APARTAMENTOS ) EM ROLÂNDIA

INICIO DA CONSTRUÇÃO

Próximo da linha do trem em Rolândia. Texto e foto de José CArlos FArina
(clique para ampliar)

CICLOVIA DE ROLÂNDIA COM MUITO BURACOS

LOGO VAI SUMIR

A prefeitura precisa recuperar logo antes que desapareça. Texto e foto de José Carlos Farina

ASFALTO NOVO COM DEFEITO EM ROLÂNDIA

PARECE INACABADO

Não se sabe se foi feito pela metade ou pago apenas a metade. (Av. Interventor Manoel Ribas, em frente o Jatay)
TEXTO e  FOTO de  JOSÉ CARLOS FARINA

FARINA ( ROLÂNDIA ) NA GLOBO

BLOG DO FARINA DE ROLÂNDIA ESTÁ "BOMBANDO"

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CLIQUE NO LINK:  http://blogdojosecarlosfarina.blogspot.com/

sábado, 11 de junho de 2011

ELIAS ANDREATO - ROLANDENSES FAMOSOS ( de Rolândia )

Biografia 

Andreato, Elias (1955)
( Ficou mais famoso depois que zombou de Rolândia no programa do Jô Soares na Rede Globo. )


Biografia

Elias Vicente Andreato (Rolândia PR 1955). Ator e diretor. Como  intérprete, transita com desenvoltura nos variados estilos da cena  contemporânea, destacando-se nas atuações em personagens densas e  angustiadas, comprometidas com o ato de viver. Como diretor, distingue-se sobretudo nas comédias, buscando efeitos de leveza e entretenimento. Após ter passado pelo amadorismo, Elias estréia profissionalmente em Pequenos Burgueses, de Máximo Gorki, numa montagem de Renato Borghi, em 1977. Vive Oswald de Andrade em Tietê, Tietê... ou Toda Rotina Se Manteve Não Obstante o que Aconteceu, de Alcides Nogueira com o grupo Os Farsantes, em 1979, enfrentando, logo a seguir, um monólogo intempestivo: Diário de um Louco, de Nikolai Gogol, dirigido por Marcio Aurelio, em 1980. No mesmo ano, está em Calabar, texto de Chico Buarque e Ruy Guerra proibido desde 1974, encenado por Othon Bastos, Martha Overbeck e Renato Borghi, com direção de Fernando Peixoto.Lua de Cetim, novamente de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurelio, reafirma seu prestígio, em 1981. Seguem-se alguns trabalhos desenvolvidos com Edith Siqueira, Trágico à Força, de Anton Tchekhov, em 1982; Édipo Rei, de Sófocles, em 1983; Senhorita Júlia, de August Strindberg, em 1984. No mesmo ano, protagoniza um espetáculo criativo e inquietante: Artaud, O Espírito do Teatro, texto de José Rubens Siqueira, dirigido por Francisco Medeiros e enfrenta um desafio, ao fazer o velho de Escola de Mulheres, de Molière, direção de Roberto Lage. Em 1985, com O Gosto da Própria Carne, de Albert Innaurato, novamente ao lado de Edith Siqueira e Roberto Lage, explora largamente a composição de uma personagem out-sider. Um travesti, em Hello! Boy!, de Roberto Gil Camargo, permite-lhe o trânsito pela comédia, em 1986. No mesmo ano, participa de O Corpo Estrangeiro, de Marguerite Duras, montagem experimental de Marcia Abujamra. Em 1988 surge em Lago 21, ao lado de Walderez de Barros e Mariana Muniz, realização poética sobre textos de William Shakespeare e Anton Tchekhov. Em 1989, novamente com Roberto Lage, participa de Decifra-me ou Devoro-te, de José Rubens Siqueira e Renato Borghi. Está em Sexo dos Anjos, de Flávio de Souza, peça que lhe garante prêmios Shell, Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), e Apetesp de melhor ator em 1990. Solo Mio é uma criação sobre textos de Caio Fernando Abreu, Murilo Rubião e Renato Borghi, em 1992, com direção de Eliana Fonseca. Repetindo a parceria com Marcia Abujamra, em 1993, enfrenta novo solo com grande repercussão: Van Gogh, a partir de cartas deixadas pelo angustiado artista plástico. Sua interpretação recebe do crítico Armindo Blanco o comentário: "Como seu modelo, Andreato é um arco-íris de sensibilidade, um poderoso supridor de emoções empenhando-se até o limite da exaustão. Tem a técnica vocal e gestual de um ator consumado. Seu trabalho, premiado com o Shell em São Paulo, é arrebatador. Vai além de um discurso sobre a infinidade solar das possibilidades cromáticas para mergulhar a fundo na alma desse genial artista, que preferia pintar os olhos de um homem às catedrais e no qual a sociedade de seu tempo viu apenas um paciente mental".1


Em 1994 está em Repetition, de Flávio de Souza, ao lado de Xuxa Lopes, e em Esta Noite Choveu Prata, novo solo buscado num texto típico dos anos 40, escrito por Pedro Bloch. Em A Gaivota, de Anton Tchekhov, bem-sucedida encenação de Francisco Medeiros de 1996, obtém nova oportunidade de reconhecimento. Oscar Wilde, espetáculo que retrata os últimos dias do escritor inglês, é uma criação de 1997, com direção de Vivien Buckup. Diversas encenações levam sua assinatura, com destaque para Levadas da Breca, de Flávio de Souza, com Mira Haar e Patrícia Gaspar, 1988; Não Tenha Medo Virgínia Woolf, a partir da obra da autora, com roteitro de Elias e Esther Góes, 1990; Áulis, em adaptação de Celso Frateschi para Ifigênia em Áulis, de Eurípides, 1993; no mesmo ano, Rimbaud, roteiro de Elias Andreato e Ariel Borghi; Tantã, de Rafael Camargo, com Cristina Pereira, numa evidente preferência pela comédia e os gêneros leves. Em 1996 dirige Do Amor de Dante por Beatriz, um roteiro de sua autoria, com fragmentos da Divina Comédia e dos poemas da juventude de Dante Alighiere, interpretado por Celso Frateschi, sensível homenagem à recém falecida amiga e atriz Edith Siqueira. No mesmo ano, ganha o Prêmio IBEU de melhor direção com Os Fantástikos, de Tom Jones e Harvey Schmidt, um musical Off- Broadway. Em 1997, dirige Arte Oculta, escrito e interpretado por Cristina Mutarelli, ao lado de Carlos Moreno. Em 2000, dirige Paulo Autran em Visitando o Sr. Green, de Jeff Baron, espetáculo que marca os 50 anos de carreira do ator. No ano seguinte, é a vez de um texto de Mário Bortolotto, Gravidade Zero, para o ator circense Rodrigo Matheus, e Futilidades Públicas, um monólogo de Patrícia Gaspar. Remoto Controle, de Leonardo Alckmin, é dirigido por ele para a Mostra de Dramaturgia Contemporânea do Sesi, em 2002. No mesmo ano, encena Só Mais um Instante, de Marta Góes, na Mostra Oficial do 11º Festival de Teatro de Curitiba e dirige Marília Pêra em A Filha da ... , de Eduardo Silva. 3 Versões da Vida, de Yasmina Reza, com Denise Fraga e Marco Ricca é o espetáculo de 2003. Retorna como ator, em 2003, em Artaud, Atleta do Coração, uma análise de Artaud pelas pinturas de Van Gogh, sob a direção de Marcia Abujamra, e em Senhor das Flores, de Vinícius Márquez, dirigido por Marco Ricca. E, em 2004, está em A Cabeça, de Alcides Nogueira, ao lado de Débora Duboc, novamente direção de Marcia Abujamra. No cinema participa de algumas produções, com destaque para Sábado, Os Boleiros e O Príncipe, todos de Ugo Giorgetti. Parceira de Elias em diversos trabalhos, a diretora Marcia Abujamra traça um perfil da trajetória do artista: "Ator de teatro, televisão e cinema, diretor e muitas vezes roteirista de seus próprios trabalhos, Elias Andreato é um artista de rara sensibilidade e talento na arte de compor suas personagens. Sua busca é pela humanidade das personagens que interpreta e seus espetáculos freqüentemente questionam o papel do artista na sociedade e a relação com o seu tempo. Construiu uma carreira sólida feita, acima de tudo, pela escolha por personagens/personalidades que pudessem traduzir esse pensamento - Van Gogh, Oscar Wilde, Artaud, são exemplos dessa escolha e resultaram em interpretações marcantes que garantiram a ele um lugar especial no teatro brasileiro. Andreato já foi considerado o maior ator de teatro da geração pós-Arena e Oficina, um ator que se supera a cada espetáculo e é hoje referência para as gerações mais jovens que vêem nele uma inspiração e uma possibilidade de vida e de um caminho pessoal no teatro".2  


Notas


1. BLANCO, Armindo. Uma viagem na tempestade. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 19 maio 1994.



2. ABUJAMRA, Marcia. Depoimento sobre Elias Andreato cedido à Enciclopédia Teatro do Itaú Cultural. São Paulo, out. 2002.

Teatro / Ator

  • 1977- Pequenos Burgueses, de Máximo Gorki, com direção de Renato Borghi
  • 1980- Diário De Um Louco, de Nikolai Gogol, com direção de Marcio Aurelio
  • 1982- Trágico à Força, de Anton Tchecov, com direção de Marcio Aurelio
  • 1984- Senhorita Júlia, de August Strindberg, com direção de Renato Borghi
  • 1984- Escola De Mulheres, de Molière, com direção de Roberto Lage
  • 1985- O Gosto Da Própria Carne, de Robert Inaurato, com direção de Roberto Lage
  • 1986- Hello! Boy!, de Roberto Gil Camargo, com direção de Roberto Lage
  • 1986- O Corpo Estrangeiro, de Marguerite Duras, com direção de Marcia Abujamra
  • 1988- Lago 21, de Anton Tchekov e Shakespeare, com direção de Jorge Takla
  • 1991- O Empresário, de Mozart, com direção de Jorge Takla
  • 1991- Uma Noite Com Valentin, de Karl Valentin, com direção de Fernado Beck
  • 1993- Van Gogh (Fragmentos Da Vida E Obra De Van Gogh), roteiro de Elias Andreato], direção de Marcia Abujamra
  • 1995- Esta Noite Choveu Prata, de Pedro Bloch, com direção de Elias Andreato
  • 1996- A Gaivota, de Anton Tchecov, com direção de Jorge Takla
  • 1997- Oscar Wilde (Fragmentos Da Vida E Obra De Oscar Wilde), roteiro Elias Andreato e direção de Vivien Buckup
  • 2001- As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, com direção de Marcia Abujamra
  • 2001- A Comédia Dos Homens, de Griselda Gambaro, com direção de Marcia Abujamra
  • 2003- Senhor Das Flores, de Vinícius Márquez, com direção de Marco Ricca
  • 2003- Artaud, Atleta Do Coração, de Antonin Artaud, com direção de Marcia Abujamra
  • 2006– O Avarento, de Molière, com direção de Felipe Hirsch
  • 2009– Doido, roteiro, direção e interpretação de Elias Andreato

Teatro / Diretor

  • Não Tenha Medo De Virgínia Woolf - (Fragmentos da obra e vida de Virginia Woolf), roteiro Elias Andreato com Esther Góes
  • Shows da cantora Eliete Negreiros
  • Do Amor De Dante Por Beatriz (Fragmentos da Divina Comédia e dos Poemas da Juventude de Dante Alighiere), roteiro de Elias Andreato, com Celso Frateschi
  • Elas Cantam Chico, show com Ana Carolina, Zizi Possi, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Jane Duboc, Wanderléa, Mart’nália, Alcione e Elza Soares
  • A Era Do Rádio, show com a soprano Eloisa Baldin e as mezzo-soprano Silvia Tessuto e Regina Helena Mesquita e o baixo Roberto Casemiro
  • O Carnaval Dos Animais, de Saint-Saëns, com a Camerata São Paulo, sob regência de Daniel Misiuk e Corpo de Baile Jovem do Theatro Municipal de São Paulo

TV

  • Revistinha (Programa Infantil) TV Cultura
  • Helena (Novela) TV Manchete
  • A Idade Da Loba (Novela) TV Bandeirantes
  • Suave Veneno (Novela) TV Globo
  • A Muralha (Minissérie) TV Globo
  • Sai De Baixo (Roteirista 1997/1998) TV Globo
  • Cidadão Brasileiro (Novela) TV Record
  • Minha Nada Mole Vida (Humor) TV Globo
  • Beleza Pura (Novela) TV Globo

Cinema

  • Faça Você Mesmo, de Fernando Bonassi – Curta-Metragem
  • Epopéia, de Michael Human – Curta-Metragem
  • A Cela, de Philipi Barcinski – Curta-Metragem

  • The Goiana Incident de Kim Flitcroft – Longa-Metragem
  • City Films Production For BBC
  • Dedicatórias, de Eduardo Waisman – Curta-Metragem
  • O Postal Branco, de Fihilipi Barcinsk – Curta-Metragem
  • Sábado, de Hugo Giorgetti – Longa-Metragem
  • Os Boleiros, de Hugo Giorgetti – Longa-Metragem
  • O Príncipe, de Hugo Giorgetti – Longa-Metragem
  • Mãe, de Luis Antonio Pereira – Curta-Metragem
  • Essa Maldita Vontade De Ser Pássaro, de Adrian Steinway e Paula Fabiana