segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
sábado, 16 de janeiro de 2016
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
POLUIÇÃO DA SAMARCO ALCANÇA A ILHA DE ABROLHOS
A destruição não tem fim...
A mancha foi detectada durante sobrevoos realizados na segunda e na terça-feira por técnicos do Ibama e do ICMBio
GAZETAONLINE.COM.BR|POR AGÊNCIA ESTADO
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
segunda-feira, 4 de janeiro de 2016
sábado, 2 de janeiro de 2016
ADVOGADOS: TRABALHISTA E INSS PREVIDÊNCIA EM ROLÂNDIA TELEFONES
ADVOGADOS: TRABALHISTA E INSS PREVIDÊNCIA EM ROLÂNDIA TELEFONES
DR. LUCAS FERNANDO DA SILVA
TEL. : 3016-2995
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
BAR DA " PEDRA " DE ROLÂNDIA ( ANOS 50 a 2.000 )
Rolândia Lanches, primeira lanchonete estilo americana montada pelo meu pai Devaldo Gilini e pela minha mãe Elza Gilini, em 1965 (hoje é a Salfer). Tinha mesas e bancos fixos do lado e um balcão em U, com bancos fixos também. Ficava ao lado do antigo Cine Bandeirantes, o primeiro do Norte do Paraná a ter cadeiras estofadas (hoje é o prédio da Previdência Social - INSS) e a poucos metros do Cine Rolândia, que ficava na esquina, onde funcionou a Móveis Romera. Nas noites de cinema, eram vendidos mais de 25 quilos só de balas e bombons. Minha mãe fazia mais de 100 baurus todos as noites. E cafezinho, então. Era uma loucura. Eles ficaram ali até meados de 1970.
COMENTÁRIO de JOSÉ CARLOS FARINA:
Aqui tbm funcionava a famosa "pedra", onde se encontravam os corretores de imóveis. Até hoje ainda funciona, mas agora nos bancos do calcadão. Eu frenquentemente mt este bar nos anos 80 quando era do Kaoro Naito e nos anos 90 quando era do Zé Espanhol. Muito café, cigarros e conversa sobre políica. Um pouco mais abaixo, do outro lado da avenida funcionava o Bar do Zanata. Neste outro bar funcionava nos fundos um reservado para jogos de sinuca profissional. Ali encontravam-se todas as noites os mais famosos jogadores do norte do paraná. Cheguei a assistir algumas partidas com profissionais de renome. Corria muito dinheiro... Ao lado do bar da pedra funcionou tbm durante algum tempo o Bar do Chapelão, do Waldemar "Quebra-telha". Um outro bar mt famoso foi o Bar do Biondo, na esquina da Igreja católica. Nas sexta-feiras da paixão, vendia muito para o pessoal que vinha da zona rural. Tinha tbm o Bar primavera do Campaner, na esquina do colégio das irmãs.. o Bar Benfica, onde hoje é o cartório Sacca. O Bar Alecrin, que funciona até hoje na av. pres. Vargas, onde vendem sanduíches de pernil de porco. Era do japonês depois do Ademar Assuite. Tinha o Bar do japonês Assada na esquina da expedicionários com interventor que vendia sorvetes... o Bar Triangulo em frente o Correio... Tinha o bar do Kimura em frente a rodoviária. o Bar do Garrincha na saída para São Martinho ( fechou faz pouco tempo)... O bar da Cremilda e o Bar da Simone na Pres. Vargas, que existem até hoje. O Bar Mickey, do Kimiko, em frente a rodoviária, que existe até hoje. No Bar Mickey funcionou o "Senadinho".. hoje o "senadinho" foi para a rodoviária. É que o Bar MIckey não abre mais ao domingos. Nos anos 50 a 80 funcionava um bar mujto famoso na Boite Paloma Branca. Na Vila Oliveira tinha o Bar do Zé do Rolo. Na Villa Operária o Bar do Zinho. Nos distritos tinhamos as vendas.. mistura de secos e molhados com Bar. Em Pitangueiras a mais famosa era a do Sr. JOsé Benedito Matheus. A venda do Caramuru existe até hoje. A venda do Ceboleiro fechou faz pouco tempo. Estive lá com o pessoal da RPC / rede Globo filmando. No Campinho de Arapongas tinha uma venda linda. Fiz uma reportagem antes do desmanche. Filmagem famosa. Da venda do Bandeirantes e Floresta existem ainda os prédios. A do Bartira ainda funciona, na avenida principal, perto da Igreja. JOSÉ CARLOS FARINA
domingo, 13 de dezembro de 2015
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
ALUGA-SE LOCAÇÃO ALUGAMOS CASAS E SALÃO EM ROLÂNDIA - PR.
1)- SALÃO COMERCIAL NA RUA ARTHUR THOMAS, 2.320. PARA ESCRITÓRIO OU SALÃO DE CABELEIREIRA. R$ 375,00 (incluído água) - TRATAR PELO TELEFONE 3256-1908
2)- ALUGA-SE CASA RUA REINALDO MASSI, Nº 574 (VILA OLIVEIRA), DE MADEIRA, COM 2 QUARTOS, DE FUNDOS, POR R$ 250,00. TELEFONE 3256-1908
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
DINHEIRO ROUBADO CAI DO CÉU
DINHEIRO ROUBADO CAI DO CÉU
WWW. veja.abril.com
dinheiro 'cai do céu' durante operação da PF
Agentes da Polícia Federal deflagraram a Operação Pulso nesta quarta-feira contra um grupo de empresários
que atuavam na estatal Hemobras
que atuavam na estatal Hemobras
09/12/2015 às 12:45 - Atualizado em 09/12/2015
Dinheiro "cai do céu" após a chegada da Polícia Federal, em Recife (PE)(Divulgação/Polícia Federal/VEJA)
A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira mandados de busca e apreensão em um prédio residencial de luxo no Recife, em Pernambuco. Ao perceberem a chegada dos agentes, um grupo lançou uma sacola de dinheiro do sexto andar do
edifício.
Batizada de Pulso, a operação tem como objetivo desarticular uma quadrilha que direcionava licitações e desvia-
va recursos públicos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras). Os crimes recaem
em diversos contratos e licitações, incluindo a obra de construção da fábrica da empresa em Goiana (PE).
va recursos públicos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras). Os crimes recaem
em diversos contratos e licitações, incluindo a obra de construção da fábrica da empresa em Goiana (PE).
Os agentes da PF também cumprem mandados em outros quatros Estados: Piauí, Paraíba, Minas Gerais e
São Paulo. Ao todo, são dois mandados de prisão temporária contra empresários que atuam na Hemobras, entre
eles um lobista; 28 de busca e apreensão e 29 de oitivas mediante intimações. Além disso, foi autorizado
o afastamento de três funcionários da empresa - dois deles, diretores da estatal.
São Paulo. Ao todo, são dois mandados de prisão temporária contra empresários que atuam na Hemobras, entre
eles um lobista; 28 de busca e apreensão e 29 de oitivas mediante intimações. Além disso, foi autorizado
o afastamento de três funcionários da empresa - dois deles, diretores da estatal.
A Hemobras é vinculada ao Ministério da Saúde e trabalha com a produção de medicamentos destinados a
pessoas com hemofilia, além de portadores de imunodeficiência genética, cirrose, câncer, aids e queimados.
pessoas com hemofilia, além de portadores de imunodeficiência genética, cirrose, câncer, aids e queimados.
sábado, 28 de novembro de 2015
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
ADOLESCENTE DE 16 ANOS É MORTO COM 6 TIROS
BONDE
LONDRINA
Um adolescente de 16 anos foi executado a tiros na noite desta quinta-feira (26) na zona oeste de Londrina. Outro garoto da mesma idade foi baleado no braço, mas sobreviveu. O crime aconteceu na rua Serra Formosa, no Jardim Bandeirantes.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito pulou o muro, invadiu a residência e começou a atirar contra a dupla. Depois do crime, ele fugiu em um veículo não identificado. Até as 9h15 de hoje, ninguém havia sido preso.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal tinha pelo menos seis ferimentos perfurantes no abdômen, tórax, pernas e braços. A equipe foi ao local, mas apenas constatou a morte. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). O outro adolescente foi alvejado no braço. Os socorristas o encaminharam ao Hospital Zona Norte, sem risco de morte.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso.
terça-feira, 24 de novembro de 2015
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TOTAL..................................................................... 24/11/2015
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
UMA VIAGEM DE TREM DE SÃO PAULO AO RIO GRANDE DE SUL EM 1959
Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande
Da Argentina ao Brasil por trem
VIAGEM DUROU 4 dias e 3 noites.
VIAGEM DUROU 4 dias e 3 noites.
Estação Frederico Lacroze, 11 de maio de 1959, 10 horas. Parte o trem com destino a Posadas com baldeação para Corrientes e também para Assunção do Paraguai. Há poucosdias, foi restabelecido o serviço ferroviário entre Buenos Aires e as províncias mesopotâmicas, interrompido durante várias semanas por uma inundação provocada pelos rios Paraná e Uruguai.
Pedro Mair – Tradução: Jairo A. O. Mello
Centro-Oeste – 25 Out. 1990-FOTO JOSÉ ROBESTONES
O trem das 10 horas cumprirá um serviço condicional. Está formado por 16 carros: de primeira e segunda classe, dormitórios, restaurante, correio e alguns vagões de carga. Na estação há muita gente e, à medida que chega a hora da partida, é maior o movimento nas plataformas. Pontualmente, o trem se põe em marcha e lentamente sai da estação, enquanto se produzem as habituais cenas de despedida, geralmente tristes.
La Paternal, Agronomia, Devoto, o percurso que fiz tantas vezes com o "ex-bonde"(2) parece diferente, visto de um trem de longa distância. Depois de uma breve parada na estação Pereyra, começa para mim o desconhecido, pois nunca havia viajado pelo ramal do Ferro Carril Urquiza a Zarate.
Já em Zarate, o trem se detém por aproximadamente meia hora, tempo que muitos passageiros aproveitam para reabastecer-se de comestíveis nos armazéns próximos à estação. Logo o trem "baixa" ao embarcadouro do ferry-boat (3). Com alguma dificuldade, pelo ainda muito elevado nível das águas do Paraná de las Palmas, os veículos são embarcados em grupos de quatro.
A viagem no ferry foi inesquecível. Enquanto ele avançava pelos braços do Paraná e o sol se ocultava no horizonte, um conjunto folclórico (harpas, guitarras e cantores) oferecia um recital para os passageiros.
Puerto Ibicuy. Já é noite, o atracadouro está iluminado, as luzes se refletem nas águas — e existe água por todos os lados. Nos informam que, devido à altura das águas, não é possível desembarcar o trem. Assim, todos, com crianças, malas, embrulhos etc. são obrigados a descer por uma rampa e tomar o outro trem ali estacionado. Há um cartaz igual aos que indicam os nomes das estações, e que diz: Província de Entre Rios.
Terminada a operação de transbordo, continua a viagem. Poucos minutos e estamos em Holt. Na penumbra, se distinguem as oficinas e inumeráveis locomotivas a vapor.
O trem avança mais devagar. Em ambos os lados da linha ainda existe água. Os passageiros já jantaram, é bastante tarde, mas ainda existe muita animação nos carros, especialmente nos de segunda. Se conversa em voz alta, alguns jogam truco, e um passageiro porta um reluzente e bonito bandoneon, que toca com maestria. Também roda o mate e o vinho tinto.
A maioria dos carros tem de um lado bancos de madeira para 4 pessoas e, do outro lado, há assentos para um só. Se dorme como se pode, sentado ou deitado sobre ou debaixo dos bancos. Apenas amanhece, todos, queiram ou não, se despertam. Muitos, com sua chaleira, se dirigem ao carro restaurante, para buscar água quente para o mate.
O homem do bandoneon, que havia dormido com ele por sobre as pernas, também acorda e imediatamente continua tocando, despertando aos poucos os que ainda estão dormindo.
O trem ainda percorre a Província de Entre Rios, agora tracionado por uma moderna locomotiva Henschel. Ficaram para trás Basabilbaso, Palmar de Colon e também a cidade de Concordia, em parte muito danificada pela enchente do rio Uruguai. Chajari, Mocoreta e já estamos na Província de Corrientes. A viagem continua sem maiores alternativas e às 22 horas chego ao destino: Paso de los Libres. Depois de 36 horas de viagem, entretanto, o trem continua sua viagem pela Província de Corrientes, até a de Misiones.
Em Uruguaiana, apesar de estar a poucos quilômetros da Argentina, tudo é diferente. Também a ferrovia é distinta — como em todo o sul do Brasil, é de bitola estreita. A estação da VFRGS (Viação Férrea do Rio Grande do Sul) é relativamente moderna. O material rodante é antigo, mas muito bem conservado. Existe pouco tráfego ferroviário pela ponte internacional, somente carga. Existem três trens semanais diretos a São Paulo, com um só transbordo. Começa para mim uma viagem, uma aventura inesquecível pelos "pagos" desconhecidos. Vão ficando para trás povoados e cidades como Alegrete, Cacequi, e o trem chega a Santa Maria, uma cidade-entroncamento e centro ferroviário importante.
Continua a viagem, agora em direção ao norte. Cada vez menos campos e pradarias, mas muitos montes. Cruz Alta, Carazinho, Passo Fundo, Erechim, todas cidades importantes. As ondulações do terreno, cochilhas, se converteram em pequenas serras cobertas de espessa vegetação. Marcelino Ramos, a última estação no Rio Grande do Sul. Aqui se baldeia a outro trem que pertence à RVPSC (Rede de Viação Paraná Santa Catarina). Esta companhia tem nos Estados do Paraná e Santa Catarina uma rede de 2.666 km. A viagem é cada vez mais impressionante, durante vários quilômetros o trem margeia o rio do Peixe. Só se vê o rio e a vegetação (sertão, ou selva). As curvas na via são incontáveis.
Existem algumas localidades importantes, como Joaçaba, Videira e Caçador. Em todas as estações, os habitantes oferecem frutas, pastéis — uma espécie de "empanaditas" recheadas com carne e palmitos —, tortas, pescado frito etc. e, logicamente, também o clássico cafezinho.
O trem é tracionado por uma locomotiva a vapor alimentada com lenha ou madeira dura, que abunda nesta zona. Entre o pessoal que conduz o trem, há um técnico capacitado para efetuar reparos de emergência durante a viagem. Porto União, última estação no Estado de Santa Catarina, ponte sobre o rio Iguaçu a aproximadamente 350 km das cataratas. Já percorremos 150 km no Estado do Paraná, passando, entre outras, pelas localidades de Irati (famosa por sua fábrica de fósforos), Teixeira Soares, e já estamos em Ponta Grossa. Daqui sai um ramal em construção para Apucarana que, com o ramal para Curitiba e Paranaguá, será um dos corredores para exportação que se projeta no Brasil. Sem inconvenientes, se continua a viagem ate Itararé, no limite com o Estado de São Paulo.
Aqui, uma locomotiva diesel-elétrica da EFS (Estrada de Ferro Sorocabana) toma conta do comboio. A EFS tem uma rede de 2.200 km de linhas, em sua maioria eletrificadas. à medida que nos acercamos de São Paulo, o trânsito ferroviário é cada vez mais intenso; trens de carga e de passageiros, pintados de verde, circulam com muita frequência.
18 de maio de 1959, o trem chega à estação Júlio Prestes, na cidade de São Paulo, depois de 76 horas de viagem, ou sejam, 4 dias e 3 noites. Uma viagem realmente interessante e inesquecível.
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