sábado, 27 de abril de 2013

TREM PÉ VERMELHO SAÍ OU NÃO GLEISI HOFFMANN ?


Vem aí o Trem Pé Vermelho

Anunciado pelo governo federal o Trem Pé Vermelho, ligação ferroviária entre várias cidades do norte do Paraná. Aproveitará trecho de ferrovia – de trilhos históricos já existentes – entre Ibiporã e Paiçandu, passando pelas metrópoles vizinhas de Londrina e Maringá.
Poderá ser uma espécie de metrô do norte, integrando o que planejadores urbanos já chamaram de Metronor, a Metrópole unificada do norte do Paraná.
O nome Pé Vermelho é alusão à tonalidade das terras mais férteis do mundo – exatamente as do norte do Paraná – que tingiam os pés e as botas dos pioneiros nas lavouras de café.
Obra fácil e de implantação rápida, o ministra Gleisi Hoffmann aposta no Trem Pé Vermelho, ligando Londrina e Maringá, para levá-la até o Palácio Iguaçu.
Pelo twítter, Gleisi avisa que as comunidades cortadas pelo trajeto ferroviário têm até o dia 30 de abril para enviar sugestões e debater projeto.
O ministério dos Transportes já abriu o processo de consulta pública. Afinal, quem manda no presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, são ela e seu marido – o também ministro – Paulo Bernardo.
Talvez no afã de agradar o poderoso casal de ministros paranaenses, no jornal da noite da RPC, o apresentador disse repetidas vezes: trem pé vermelho vai encurtar viagem, vai encurtar distância entre Londrina e Maringá(sic).
Não é possível isso.
O trem, no máximo, quando pronto, poderá encurtar o tempo de viagem entre Londrina e Maringá. Falha dos redatores de jornalismo da TV Globo no Paraná.